| Notícias
PARA PENSAR
“Frequentemente se encontra a expressão distúrbios de aprendizagem empregada para caracterizar uma série de problemas decorrentes da relação aluno/escola/metodologias de ensino. Distúrbios de aprendizagem tem uma conotação fortemente patologizante e me parece uma expressão inadequada para os fatos a que faz referência.
Dificuldades de aprender não aparecem, necessariamente, em consequência de patologia (s) do educando. Há um número cada vez maior de evidências a demonstrar que os casos realmente patológicos são muito mais raros do que se vinha supondo até bem pouco tempo.
Isso nos obriga a redefinir o problema das dificuldades de aprendizagem e a reconhecer que elas são, na maioria dos casos, reflexos de dificuldades de ensinar."
(MARIA BERNADETE ABAURRE. LINGUÍSTICA E PSICOPEDAGOGIA, NOTA DE RODAPÉ, P.187. IN: PSICOPEDAGOGIA: O CARÁTER INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. BEATRIZ JUDITH LIMA SCOZ (ET AL.) PORTO ALEGRE. ARTES MÉDICAS, 1987)